Skip links

Solução em Obra: Painel MDF

Dentro dos materiais que são mais utilizados nos projetos e intervenções acústicas por seu conhecido bom desempenho sonoro, destacam-se as madeiras, que permitem, por suas propriedades naturais, que haja a absorção ou difusão composta do som, dentre outros recursos próprios de painéis especializados.

Em ambas as situações, a madeira impede que haja uma reflexão direta e mais consistente do som, o que melhora significativamente a experiência auditiva de quem está usufruindo do espaço, uma vez que reduz a reverberação e o eco.

Quando combinadas com outros materiais que apresentam um desempenho acústico de boa qualidade, as madeiras permitem chegar a resultados tanto estéticamente agradáveis quanto satisfatório com relação ao conforto auditivo dos indivíduos que venham a utilizar o espaço. Vale ressaltar que, por sua característica de ser um material de uso constante, a madeira se apresenta como uma boa solução arquitetônica tanto para locais de uso público quanto para locais residenciais ou de uso mais privado em qualquer natureza.

Dentro dessa linha de raciocínio, destacam-se os painéis de MDF, que por terem flexibilidade estética e poderem ser utilizados como painéis perfurados, ripados, geométricos, entre diversas outras composições estéticas que, combinando o visual com a funcionalidade técnica, permitem um projeto de qualidade técnica especificada e de interior bem resolvido na questão da materialidade. Além disso, ao serem combinados com outros materiais que são conhecidos por seu bom desempenho termoacústico (lãs de pet, rocha e vidro, por exemplo), eles servem como proteção mecânica, garantindo maior longevidade a esses materiais do que eles teriam se fossem aplicados expostos ao ar livre.

Dessa forma, os painéis de MDF têm excelente serventia tanto em projetos de intervenção acústica, ou seja, em ambientes já previamente prontos, quanto em projetos originais. Foi pensando nisso que, no projeto realizado pela Solucionne para melhoria do desempenho acústico do espaço do restaurante Yakan, escolhemos os painéis como parte componente das intervenções no geral.

Mais adiante, pode-se perceber a utilização dos mesmos painéis mais perto da entrada do restaurante. Isso faz com que o restaurante tenha um espaço seguro ao espaço de poluição sonora que o espaço externo normalmente configura, como um refúgio ao barulho intenso que o espaço externo apresenta. Dessa forma, o consumidor tem um espaço confortável e silencioso para se alimentar, o que mais uma vez aumenta a qualidade da experiência no ambiente do restaurante.

Ademais, percebe-se que os painéis acústicos em MDF apresentam um desempenho satisfatório em diversos dos quesitos que devem ser avaliados para se compreender e mensurar a qualidade de um projeto. Por ser um material comum pela sua beleza, muitas vezes não se imagina que, ao investir em um material do mesmo tipo, pode-se chegar a uma eficiência técnica aliada à estética, sem que haja alteração extrema no custo. Ainda quando se pensa no conforto que se vai chegar, o material, aliado a outras estratégias conhecidas, se justifica por si próprio, reduzindo ruídos, desconfortos e estresse causados pelos pequenos e grandes barulhos que se acumulam ao longo do dia.
Utilizamos cookies para aprimorar a sua navegação